Adeus para Sempre!

      O Conto, Adeus Para Sempre, é Um Exemplo de Amor Proibido!

  Este é o tipo de caso de Amor Proibido, que acontece frequentemente na vida real, com pessoas que já são comprometidos, tem filhos, uma família já formada e, de repente, apaixonam-se perdidamente por outra pessoa. É uma barreira transponível, na maioria dos casos, ainda mais nos dias atuais em que a instituição casamento está tão desacreditada e os casamentos duram cada vez menos. Engana-se, porém, quem acredita que é uma situação fácil de resolver, porque não é tão simples, principalmente, para quem tem caráter e senso de responsabilidade com família e amigos. 

   Juliana, se casou muito jovem, porque engravidou logo que começou a namorar um antigo colega de escola. Afinal, há mais de duas décadas, para os conceitos de uma cidade pequena, ser mãe solteira era uma vergonha para família. A solução foi o casamento. Porém, Juliana descobriu logo no início que seu marido não estava preparado para abrir mão da liberdade. E, realmente Cesar, não perdeu sua liberdade ao se casar e tornar-se pai, porque ele continuou saindo quase todas as noites com os amigos e com outras mulheres. Durante muitos anos, Juliana, suportou todos os tipos de humilhações, mas como engravidara novamente e teve outro filho, precisava se sujeitar as traições do marido e o alcoolismo para sustentar os filhos. Juliana, ficava em casa criando os filhos, enquanto o marido posava de pai de família e homem responsável, mas ao mesmo tempo vivia livre como se fosse solteiro. Chegava em casa de madrugada e bêbado, mesmo nos dias de semana, era agressivo e muitas vezes agredia Juliana fisicamente.
   Dez anos depois, Cesar foi demitido da empresa onde trabalhava desde que se formara na faculdade. E como já tinha recebido convite para trabalhar numa empresa da capital, ele resolveu aceitar e se mudaram. Com isso, Juliana sentiu renascer a esperança de salvar seu casamento, pois achou que longe dos amigos de infâncias, os quais ela odiava por considerá-los más companhias para seu marido, então longe da influência deles, Cesar fosse ficar mais tempo em casa com ela e com os filhos. Mas, ela estava enganada, porque nada mudou. Cesar, que já tinha um amigo dos tempos de faculdade trabalhando na empresa, logo se enturmou e a situação entre o casal só piorou. Pior é que nem a mudança no código de trânsito e o rigor das leis serviram para que ele parasse de dirigir embriagado.

   Cesar e Marcos, andavam sempre juntos e, Juliana, passou a odiá-lo sem nem mesmo conhecê-lo. Não conhecia pessoalmente, mas pelo que Cesar, falava sobre seu melhor amigo, ela tinha motivos para vê-lo como um dom Juan da era moderna. Um playboy que se casou depois dos trinta anos porque dizia nunca ter amado alguém. Mesmo assim cometeu um erro ao se casar, pois o que julgava ser amor era apenas atração física. E quando a atração física acabou, não sobrou nada consistente para manter o casamento. Por isso, ele vivia igual ao Cesar, posando de homem casado e pai de família, porém trocando de amante como quem troca de roupas. A diferença era que Marcos não tinha filhos.

     Juliana, suportou aquele tipo de vida por mais cinco anos morando na capital. Porém quando seus filhos cresceram e podiam chegar da escola e se virar com a comida até ela chegar em casa, então ela resolveu buscar sua independência financeira e começou a procurar emprego. Com ajuda de sua vizinha e melhor amiga, ela conseguiu emprego como vendedora numa loja no centro da cidade. Trabalhar fora foi à melhor coisa que Juliana podia ter feito, pois logo fez novas amizades e encontrou um novo sentido para sua vida. Já fazia muitos anos que ela descobrira que não amava o marido, na verdade, nunca o amou. Mas era aquele tipo de mulher que fora criada para obedecer, primeiro aos pais e depois ao marido, mas, Juliana ao poucos foi adquirindo autoconfiança e partiu em busca de sua liberdade. Pediu o divórcio, porém, Cesar se recusava a conceder a separação. E como não podia mais usar o dinheiro para mantê-la praza como sempre fez, ele apelava para chantagem emocional, prometia mudar, passar mais tempo em casa e prometia também que iria diminuir a bebida. Mas nunca admitiu que fosse alcoólatra, o que seria o primeiro passo em direção a cura.

   Mas eram apenas promessas, porque o tempo passava e nada mudava. Apesar de tudo, Juliana, evitava partir para um divórcio litigioso, pois sabia que o marido seria capaz de envolver os garotos na briga do casal. Muitas vezes ele tentou pôr os filhos contra a mãe, tentando mostrar que ela era uma paranoica que tinha ciúmes da própria sombra. Um homem precisa de algum divertimento, porque se viver só trabalhando e aturando as reclamações de uma mulher, acaba enlouquecendo, dizia ele. Lógico, que os garotos sabiam que era conversa de bêbado, afinal cresceram vendo o pai chegar bêbado em casa. Além do mais, Cesar nunca teve tempo para ir à escola dos garotos ou participar das reuniões, porque estava sempre ocupado demais com o trabalho ou com seus amigos. Nem para levar os filhos ao médico, Juliana podia contar com a presença do marido.

   Contudo, o tempo foi passando e, Juliana não tinha coragem de sair de casa, embora dormisse em cama separada e não tivesse mais vida conjugal com o marido. Então em dezembro de 2009, Cesar pediu que Juliana o acompanhasse a um churrasco na empresa. A primeira resposta de Juliana foi que não iria, mas depois mudou de idéia e resolveu acompanhá-lo. Quando Cesar chegou à empresa acompanhado pela esposa, todos os olhavam com surpresa, pois ele nunca tinha levado a esposa antes a nenhum dos eventos na empresa. Enquanto apresentava sua esposa aos colegas de trabalho, Cesar recebia elogios e muitos faziam brincadeiras, como a própria esposa do chefe que depois de algumas brincadeiras a elogiou, estendendo a mão para cumprimentá-la. Juliana agradeceu e retribuiu o elogio apertando a mão da mulher, muito bonita e elegante, por sinal. Logo se juntaram outras pessoas e continuaram conversando até que de repente alguém gritou:

‑ E daí, Cesar? Vai ficar aí namorando, enquanto eu me ralo sozinho aqui? Se não vier me ajudar, vou acabar queimando a carne.

   Juliana, estremeceu ao ouvir novamente aquela voz, agora tão próxima e mais nítida. Ela sempre sentia uma sensação estranha quando aquele homem ligava para sua casa procurando por seu marido, porém ele nunca se identificou e quando desligava, ela ficava por horas com o som daquela voz ecoando em seus ouvidos. E por alguma razão que não sabia explicar nem a si própria, Juliana nunca perguntou ao marido quem era aquele homem. Então Cesar pediu licença ao grupo e disse a Juliana que queria lhe apresentar alguém. Depois seguiram para a área da churrasqueira, onde um homem alto, porte atlético, cabelos pretos e muito bonito, manejava os espetos de picanha sob a brasa. Quando seus olhos se encontraram, Juliana sentiu o coração disparar e o sangue pulsar mais rápido nas veias e, por alguns instantes, sentiu-se transportada para um mundo mágico e colorido. Porém o encanto se desfez quando Cesar fez as apresentações.

‑ Marcos, meu melhor amigo, essa é minha esposa, Juliana, a mãe de meus filhos.

 ‑ Até que enfim resolvestes apresentá-la aos amigos – brincou Marcos, com um sorriso franco. – Com todo respeito, a tua mulher é linda, meu chapa – elogiou-a, estendendo a mão para cumprimentá-la.

   Ao escutar o nome dele, Juliana sentiu uma onda de revolta, porém mesmo assim, quando a mão forte e quente tocou a sua, ela sentiu o corpo vibrar e um calor intenso lhe subiu ao rosto, o que a levou a pedir licença e se afastar rapidamente, indo se juntar ao grupo onde estava anteriormente. E para piorar seu antagonismo por Marcos, tinha se juntado ao grupo a esposa dele, uma mulher bonita, elegante e muito simpática. Mais uma vítima do machismo dos homens, pensou Juliana com raiva naquele momento. E durante a noite, como que atraídos por ima, de vez em quando seus olhares se cruzavam, mas Juliana desviava os olhos rapidamente. Porém logo que os casais começaram a dançar, Marcos pediu licença para dançar com Juliana e sugeriu que o amigo fosse dançar com sua esposa. Cesar e a mulher de Marcos aceitaram na hora, o que não deixou alternativa para Juliana recusar, por isso, dirigiu-se a pista de dança acompanhada por Marcos. 

   Na pista de dança, quando Marcos, enlaçou-a pela cintura, Juliana, sentiu como se tivesse sido transportada para outra dimensão e embalados pelo som de uma valsa, ela se entregou nos braços daquele homem, sentindo cada fibra de seu corpo vibrar em contato com o corpo forte. Como se estivesse embriaga com o aroma do perfume dele, Juliana desejou que o tempo parasse para que ela nunca mais precisasse sair daqueles braços, pois pela primeira vez sentia uma sensação de paz e segurança nos braços de um homem, além das outras sensações que o corpo másculo despertava no corpo feminino. Quando a música mudou para um ritmo mais lento, Juliana tentou se afastar, porém Marcos apertou-a mais contra o corpo forte e seguiram dançando sem nada dizer, apenas desfrutado do calor e da magia que de repente se estabelecia entre eles, e palavras poderiam quebrar o encanto. E realmente quebrou quando Marcos murmurou no ouvido dela:

‑ Nesse momento me sinto o pior canalha da face da terra, porque estou com a mulher do meu melhor amigo nos braços e desejando-a como um louco. O que eu mais queria era levá-la para casa e fazer amor com ela até saciar esse desejo que está me consumindo.

‑ Acontece que você é um canalha, Marcos – Juliana o interrompeu, chocada com a confissão, pois ela também sentia o mesmo que ele, embora não fosse capaz de admitir.

   Afastou-se rapidamente e foi direto ao banheiro até passar aquele calorão que lhe chegava ao rosto, o que denunciaria sua confusão emocional. Por sorte quando retornou a mesa, Cesar a convidou para irem embora. E depois daquele dia, Juliana não conseguiu mais tirar Marcos dos pensamentos, nem ia conseguir, pois Marcos passou a ligar com mais frequência para sua casa procurando por Cesar, mas sempre nos horários em que sabia que seu marido estava no trabalho. E como os dois trabalhavam na mesma empresa, Juliana sabia que era apenas uma desculpa para falar com ela, então um dia ela perdeu a paciência e foi grosseira:

‑ Você por acaso está me tirando para idiota ou o quê, Marcos? ‑ perguntou num tom agressivo. – Afinal, você sabe muito bem que há essa hora Cesar está no escritório.

‑ Sei sim – ele admitiu, depois de uma pausa. – Não sei mais o que fazer, Ju. Eu tento, mas não consigo parar de pensar em você um só instante e a desejo ter em meus braços como jamais desejei mulher nenhuma.

‑ Você não passa de um mau-caráter, mulherengo que não respeita ninguém. Vá para o inferno, Marcos – xingou, desligando o telefone com raiva.

    Mas a verdade é que levou um tempo até que seus batimentos cardíacos voltassem ao normal, pois ela sentia o mesmo que ele, embora soubesse que não havia a menor chance para ambos, porque além de ser casado, assim como ela, Marcos também era o melhor amigo de seu marido. E para piorara ainda mais o estado emocional de Juliana, depois de um tempo, Marcos começou a passar na sua casa todos os dias ao sair do trabalho, chegando junto com Cesar e passando horas na sala tomando chimarrão. Então Cesar explicou que convidava o amigo para tomar chimarrão, porque ele andava muito estranho, calado e desanimado, o que devia ser por causa da separação, pois Marcos havia se separado da esposa e estava morando sozinho num apartamento alugado.

    Depois disso, Juliana foi obrigada a admiti para si mesma que estava apaixonada por Marcos. Amava-o como jamais amou ninguém, mas para ela continuava sendo um amor proibido, porque mesmo que os dois se divorciassem, já que esse também era seu objetivo, mesmo assim , Marcos continuaria sendo o melhor amigo de Cesar. Até aquele momento, Juliana já tinha lido sobre histórias de amores proibidos, assistira filmes e tele-novelas, porém jamais se imaginou vivendo uma história assim. Contudo os dois tentaram esquecer um do outro, mas foi impossível. Então um dia quando saia do trabalho no final da tarde, Juliana se deparou com Marcos sentado dentro do carro a sua espera. No primeiro instante, ela se afligiu, pensando que tivesse acontecido alguma coisa com Cesar e foi ao encontro dele com o coração os saltos, não por preocupação com o marido, mas, sim porque estava diante do homem que amava.

‑ O que houve, Marcos? – perguntou ao se aproximar do carro.

‑ Precisamos conversar, Ju – disse ele com expressão séria. – Entra no carro, por favor.

   Juliana nem pensou em recusar, já que essa era a primeira vez que tinha a oportunidade de ficar sozinha com ele. Marcos arrancou a carro, assim que ela entrou e poucos minutos depois estacionou numa rua pouco movimentada. Soltou o cinto de segurança e se virou para encará-la.

‑ Não sei mais o que fazer com este amor que sinto por você – confessou Marcos angustiado. – Já fiz de tudo para ficar longe de você, mas não consigo parar de te querer. Amo você, como jamais amei outra mulher.

‑ Eu também amo você – confessou Juliana emocionada, porém ao mesmo tempo apavorada com aquela situação. – E o que vamos fazer, Marcos?

‑ Não sei, Ju – respondeu ele confuso. – O que eu sei é que isso é errado, porque Cesar é meu melhor amigo, mas também sei que há muito tempo você está tentando se separar dele. A única certeza que tenho é que amo você, e estou disposto a tudo para tê-la ao meu lado. Prometo que vou fazê-la muito feliz.

   E Antes que Juliana tivesse tempo de responder, Marcos a beijou com paixão. Foi como se tivesse acendido o estopim de uma bomba e os dois acabaram num motel, se amando loucamente e saciando os desejos há muito tempo contidos. Depois disso, passaram a se encontrar regularmente e se falavam por telefone, enquanto Juliana tentava conseguir o divórcio pacificamente, pois Marcos acredita que assim teriam mais chances de Cesar aceitar o romance de ambos quando chegasse a hora de revelar. Juliana se sentia nas nuvens, mesmo vivendo uma situação complicada como aquela, porque Marcos era um homem maravilhoso, atencioso e a fazia sentir-se amada e desejada, de uma forma como nunca se sentira antes com seu marido. Apesar de não ter dúvida de que Marcos a amava, Juliana percebia que Marcos sentia remorso por trair seu melhor amigo e muitas vezes ela tentou fazê-lo entender que ele não tinha da a ver com o término de seu casamento, pois ela já estava decida a se separar bem antes de conhecê-lo.

   E foi exatamente por aí que o destino resolveu interferir, uma noite chuvosa e fria do mês de julho, quando Cesar perdeu o controle do carro numa rodovia que liga Porto Alegre a região metropolitana e capotou várias vezes. Juliana foi chamada ao hospital no meio da madrugada e chegou a passar mal ao escutar o relatório médico. Cesar estava em coma, com poucas chances de sobreviver e, caso sobrevivesse ficaria mutilado e nunca mais voltaria a ser o mesmo. Foram dias terríveis de angústia e espera na antessala da UTI. Nestes casos quem mais sofre são os pais e os filhos de um cretino que pega o carro e sai dirigindo completamente embriagado. Todos os amigos e familiares que iam visitá-lo repetiam a mesma frase: "Tanto que eu avisei que isso podia acabar acontecendo se ele continuasse dirigindo bêbado". Mas, apesar de tudo, a família dava graças a Deus por ele ter capotado o carro, invés de se chocar com outro veículo e talvez ter matado uma família inteira.

   Só que Juliana tinha uma preocupação a mais, porque durante o tempo em que Cesar esteve em coma, Marcos não apareceu no hospital e também não atendia a nenhum dos telefones, nem mesmo do escritório e o celular estava sempre desligado. Justo nesse momento em que precisava tanto de amor e carinho, Marcos teve que sumir, Juliana pensava angustiada e louca de saudade. Então o primeiro domingo depois que Cesar saiu do coma, quando chegou ao quarto de Cesar, Juliana se deparou com Marcos e ficou chocada com sua aparência, pois estava pálido, barba por fazer, roupa amarrotada e com expressão de quem não dormia há dias. Além disso, ele mal a cumprimentou e evitava encará-la diretamente, o que lhe deu certeza que havia algo errado com a relação dos dois. Por isso, antes do término do horário de visita, ela foi esperá-lo no estacionamento perto do carro dele, pois se não falasse com ele logo, acabaria explodindo de ansiedade.

‑ O que houve, Marcos? – indagou, assim que ele se aproximou do carro com as chaves na mão. – Você sumiu. Não veio ao hospital e não atende mais aos telefones, por quê?

‑ Andei muito ocupado – respondeu ele, abrindo a porta do carro com intenção de deixá-la ali plantada e falando sozinha.

‑ Só isso que você tem para me dizer – indagou ela, magoada com a frieza dele.

‑ E o que você queria que eu dissesse? – perguntou ele num tom irritado.

‑ Que me desse uma explicação depois de tudo, Marcos...

‑ Tudo o que, Juliana? Só por que fomos amantes por algum tempo, você acha que lhe devo explicação sobre a minha vida, o que faço ou deixo de fazer‑ Amante, Marcos? Isso é tudo o que sou para você, mais uma de suas amantes? – Com muito custo ela tentava conter as lágrimas.

‑ Exatamente – respondeu ele seco.

‑ Meu Deus, Marcos! – exclamou ela, chocada e sem mais conseguir conter as lágrimas.

– Quantas vezes você jurou que me amava. Então era tudo fingimento?

‑Por favor, Juliana – suplicou ele com raiva. – Não faça drama. Afinal, já estamos com mais de quarenta anos e passamos longe da idade de acreditar em amor eterno. Encare a realidade e pare de sonhar. Você me conhece e sabe que nunca amei ninguém e não será nesta idade que vou amar. Além do mais, Cesar precisa de você muito mais do que eu. Volta para o hospital e vai cuidar do seu marido – sugeriu ele, entrando no carro e saindo sem dar tempo a Juliana para se recuperar do choque.

   Arrasada e com profunda revolta, Juliana tomou um táxi e voltou para casa. Chorou muito nos dias que se seguiram, mas se obrigou a reagir e encarar a realidade. Seu sonho de amor podia ter acabado, porém sua vida mudaria de uma forma ou de outro. Depois de tudo o que Cesar havia feito, vivendo a vida dele como bem entendeu, sem nunca se preocupar com ninguém, agora não seria ela a passar o resto de vida como enfermeira dele. Na verdade quem estava cuidando dele no hospital eram os pais dele que até se hospedaram num hotel próximo ao hospital. Ainda bem que para a família de Cesar, dinheiro não era problema. E quando Juliana comunicou aos sogros e aos cunhados a decisão de alugar um apartamento e se mudar, a família decidiu que seria melhor Cesar voltar com eles para o interior, pois teriam melhores condições para cuidar dele.

    Neste caso, Juliana e os filhos ficariam com a casa na capital. E como a separação já era um fato que somente Cesar não aceitava, a mãe dele decidiu que ela mesma contaria ao filho sobre as decisões que foram tomadas, com isso evitaria discussões desnecessárias, pois ele ainda estava muito fraco. Para surpresa de Juliana, Cesar não só aceitou a decisão, como também mandou que Juliana ficasse com o carro novo que seria entregue pelo seguro nos próximos dias e, além disso, pagaria uma generosa pensão alimentícia para os filhos. Por fim, ficou decido que o advogado da família dele cuidaria de oficializar o divórcio. Pelo menos para isso serviu o acidente, para tornar aquele homem frio, egoísta e insensível, em alguém mais humano.

    Então no final do mês de agosto, Cesar ganhou alta no hospital e se mudou para o interior com os pais. E, Juliana finalmente passou a desfrutar da paz tão almejada durante tantos anos. Com o coração partido, era verdade, mas decidida a viver para o trabalho e para os filhos, pois perdera totalmente a fé no amor. Ela nunca mais tinha visto Marcos, desde o rompimento no hospital, mas uma noite quando foi com o filho mais novo ao shopping, viu Marcos saindo do cinema de mãos dadas com uma loira muito bonita e bem mais jovem do que ele. Doeu muito, principalmente, porque ele fez de conta que não a viu. Depois disso, Juliana nunca mais o viu e nem teve notícias dele. Era como se Marcos tivesse sumido da face da terra, pois até seus perfis na internet ele apagou. Mesmo assim, todas as noites ela entrava no MSN e ficava um tempo on-line com esperança que ele entrasse, mas nunca aconteceu. E quando clicava para abrir o perfil dele, havia uma mensagem dizendo que o perfil não existia mais, sinal de que ele a tinha deletado.

   No entanto em dezembro, exatamente quando fazia um ano que se conheceram, ela recebeu um e-mail de Marcos, explicando que fora embora para outro estado quando soube que ela estava se divorciando, porque temia não resistir e acabar indo procurá-la, o que seria prosseguir no erro, pois ele vivia atormentado por estar dormindo com a mulher de seu melhor amigo, enquanto ele podia ter morrido sem saber de nada. Jurou que amava e a amaria para sempre, porém jamais poderiam ser felizes por causa de Cesar e a vida limitada que o outro levaria. Sua consciência não o deixaria viver em paz. Despedia-se com a frase: "Pra sempre vou te amar.

    Juliana sentiu tanto ódio, que se Marcos estivesse a sua frente, ela o teria agredido fisicamente. O cretino abandonou-a no momento em que mais precisava da presença do homem que amava ao seu lado, por pura covardia e agora tinha coragem de dizer que a amava. Era exatamente deste tipo de amor egoísta e mesquinho que ela acabara de se livrar e jamais cairia neste tipo de armadilha novamente. Portanto, sua única resposta foi: "Nunca vou te perdoar. Tanto quanto um dia te amei, hoje te odeio. Adeus para sempre".

   Depois disso, ela nunca mais teve notícias dele, nem mesmo soube para qual Estado se mudou. Seguiu com sua vida, foi promovida no trabalho e vive com os filhos. O futuro a Deus pertence, mas no momento ela tem certeza que o amor e o ódio que sente por aquele homem têm o mesmo peso e a mesma medida dentro de seu peito. Assim como jamais o perdoará, também jamais o esquecerá.

   Cesar, atualmente mora com os pais e ainda está em fase de recuperação devido a gravidade dos ferimentos que sofrera no acidente. Espiritualmente melhorou bastante, pois vem tentando recuperar o carinho e o respeito dos filhos. E uma vez por mês os garotos passam o final de semana no interior em companhia do pai.

   Mas a história de amor proibido de Marcos e Juliana, por ser uma história real, ainda não acabou para sempre, como nos livros e filmes ou como eles pensam. A verdade é que continua sendo escrita pelo livro da vida e cada dia que passa será mais uma página virada. Quem sabe depois de algum tempo os dois ainda venham a se encontrar e juntos possam reescrever um novo capítulo dessa história. Afinal, para os apaixonados o “ para sempre” e o tempo que a mágoa dura, o que pode ser apenas horas, dias ou alguns meses.


                                                 Siga a Autora no Instagram








Nenhum comentário:

Postar um comentário